Terminal da Ferrovia Norte-Sul em Rio Verde é inaugurado
Obra de quase 40 anos liga São Paulo ao Maranhão e promete impulsionar o agronegócio
Uma das obras mais esperadas do país, a Ferrovia Norte-Sul foi finalmente entregue nesta sexta-feira (16/06), em Rio Verde, no Sudoeste goiano, com a presença do governador Ronaldo Caiado e do ministro dos Transportes, Renan Filho. A ferrovia, que começou a ser construída na década de 1980, tem 2.257 quilômetros de extensão e liga Estrela D’Oeste (SP) a Açailândia (MA), passando por cinco estados e quatro regiões do Brasil.
A inauguração marca a liberação da ligação ferroviária que corta o território nacional de norte a sul, integrando as principais malhas ferroviárias e portos do país. A partir de agora, a ferrovia será operada pela Rumo Logística, que venceu o leilão de concessão em 2019 com um lance de R$ 2,7 bilhões. A empresa investiu R$ 4 bilhões em obras de infraestrutura, terminais e material rodante, gerando mais de cinco mil empregos diretos e indiretos.
A conclusão da Ferrovia Norte-Sul é considerada um marco para o desenvolvimento econômico e social do país, especialmente para o setor do agronegócio, que poderá escoar sua produção com mais rapidez, segurança e baixo custo. Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a demanda potencial da ferrovia é de movimentar 22,73 milhões de toneladas de cargas até 2055.
A importância da ferrovia é o fortalecimento da integração nacional e para a redução das desigualdades regionais. O governador Caiado, foi um dos principais apoiadores da ferrovia em Goiás, por acreditar que a Ferrovia Norte-Sul é um exemplo de planejamento estratégico e de visão de futuro para o país, além de gerar emprego e renda para a população.
Alô Valparaíso