Três suspeitos de furtar cabos de energia do metrô de Brasília são presos
Com esta ação, chega a cinco o número de pessoas presas pelo furto de cabos de energia que prejudicou passageiros em 28 de fevereiro
Após investigações, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por intermédio da Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Corpatri), deflagrou nesta sexta-feira (24) a Operação Cobre Sujo. O objetivo foi o cumprimento de três mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva de pessoas envolvidas com o furto de cabos de energia e de transmissão, ocorrido em 28 de fevereiro. A ação criminosa causou prejuízo aos usuários do metrô.
De acordo com a corporação, outros integrantes do mesmo grupo criminoso haviam sido presos, no início de março, quando foram flagrados furtando aproximadamente 500 kg de cabos de energia e de transmissão.
A ação de hoje visa coibir atos praticados por indivíduos investigados pela prática dos crimes de associação criminosa e furto qualificado de cabos de energia e de transmissão.
Esta é a segunda fase da operação. Um dos integrantes foi preso na região da Vila Planalto e outro na cidade de Santa Rita de Cássia, interior da Bahia. Ainda há um outro envolvido, que continua foragido.
Caso condenados, os investigados podem receber penas de até dez anos de reclusão.
Operação
A operação Cobre Sujo faz parte de um protocolo estabelecido pela PCDF e pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), que tem como objetivo a implementação de ações que visem combater os crimes de furto e receptação de cabos de energia e de transmissão.
Alô Valparaíso/* Com as informações d