Uma onda de calor surpreendente marca o fim do inverno no Brasil
Bloqueio Atmosférico Impede Frentes Frias e Provoca Temperaturas Acima da Média em Todo o País
O inverno está chegando ao fim de forma inesperada, com uma forte onda de calor que vai atingir o país a partir desta semana. A primavera começa oficialmente no sábado (23) às 3h50, mas o clima já vai mudar antes disso.
O motivo dessa alteração é um bloqueio atmosférico que vai impedir a entrada de frentes frias, que normalmente trariam temperaturas mais amenas para esta época do ano.
Assim, a maior parte do território nacional vai ter dias ensolarados e quentes, com termômetros marcando valores acima da média para o período. Esse cenário já foi registrado em agosto, que teve temperaturas elevadas em várias regiões.
No começo da semana, as áreas mais afetadas pelo calor serão o Sul do Brasil, mas o Sudeste e o Centro-Oeste também vão sentir os efeitos. Com o passar dos dias, o ar quente vai se espalhar pelo centro do país, ficando ainda mais intenso na segunda metade da semana.
Segundo os especialistas, o pico desse fenômeno deve ocorrer no próximo final de semana, entre os dias 23 e 24 de setembro, com destaque para as capitais Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. Novos recordes de calor podem ser batidos, de acordo com a Climatempo.
De forma geral, as regiões do Centro-Sul do Brasil vão enfrentar um calor extremo, com máximas superando os 40°C em muitos locais, podendo chegar a 41°C e 43°C no Centro-Oeste, conforme dados da MetSul.
Além disso, o serviço de meteorologia também alerta que o interior do Brasil vai sofrer com temperaturas muito altas nas próximas semanas, com ênfase para o interior de São Paulo, especialmente nas áreas oeste, noroeste e norte, onde são esperados vários dias com termômetros na casa dos 40°C.
Alô Valparaíso/* Com as informações do UOL/Foto: Divulgação INMET