Uso de Ozempic no emagrecimento pode acarretar riscos e efeitos colaterais
Substância indicada para tratamento de diabetes tem sido utilizada para emagrecer
O medicamento Ozempic, indicado para o tratamento da diabetes tipo 2, tem sido utilizado por algumas pessoas como forma de emagrecer. No entanto, o uso desse medicamento para esse fim pode acarretar riscos e efeitos colaterais.
Ozempic é um medicamento injetável que funciona diminuindo os níveis de açúcar no sangue, pois atua sobre o hormônio GLP-1, responsável por regular a glicemia. O uso do medicamento como coadjuvante no emagrecimento não é aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Dentre os principais riscos associados ao uso de Ozempic estão a hipoglicemia (nível baixo de açúcar no sangue), pancreatite (inflamação no pâncreas) e cetose diabética (complicação causada pelo excesso de corpos cetônicos no sangue). Além disso, o medicamento pode provocar efeitos colaterais como náusea, vômito, diarreia e dores de cabeça.
Por isso, é importante que o uso de Ozempic seja realizado apenas sob orientação médica e para o tratamento da diabetes tipo 2. O uso do medicamento como forma de emagrecimento pode ser perigoso e a prática de atividade física e alimentação balanceada são a forma mais segura e eficaz para perda de peso.
Alô Valparaíso