Valparaíso de Goiás é uma das cidades mais seguras do entorno de Brasília, aponta anuário
Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o município ocupa a sétima posição no ranking estadual de menor taxa de homicídios
A cidade de Valparaíso de Goiás, localizada no entorno sul do Distrito Federal, tem se destacado pela redução dos índices de criminalidade nos últimos anos. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado no dia 20 de julho pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o município é a sétima cidade mais segura do estado de Goiás para se viver, ao lado de Formosa e Novo Gama.
Um dos fatores que contribuíram para esse resultado foi a implantação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), uma iniciativa da gestão do prefeito Pábio Mossoró, que reúne representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, PROCON, SUSFIM, Fiscalização Tributária e Vigilância Sanitária. O objetivo é promover a integração e a cooperação entre as forças de segurança pública e as demais instituições que atuam na prevenção e no combate à violência na cidade.
Nas últimas semanas, as operações integradas foram intensificadas e resultaram em diversas prisões, apreensões, recuperações de veículos roubados ou furtados, interdições de estabelecimentos comerciais irregulares, abordagens policiais e fortalecimento do trabalho ostensivo. A 5ª Operação Integração, realizada no dia 11 de agosto, foi um exemplo dessa atuação conjunta e eficaz.
“As operações deflagradas no entorno sul do Distrito Federal continuam fortes, com foco tanto na atividade ostensiva como na atividade investigativa e de fiscalização administrativa. Todas as instituições estão cada vez mais integradas e presentes no combate à criminalidade e outros ilícitos cíveis e administrativos”, afirma o major Erick Chiericato, comandante do 20º BPM de Valparaiso de Goiás.
O comparativo anual destaca -42,86% homicídios, -32,95% roubos a transeunte, -24,73% de furtos em comércio, +86,11% foragidos capturados, +82,61% cumprimentos de mandado de prisão, +844,29% ações preventivas, entre outras estatísticas. Os dados apresentam registros entre os três primeiros trimestres de 2022 e 2023.
Alô Valparaíso/* Com as informações da Secom PMVG/Foto: Divulgação Secom PMVG