Valparaíso de Goiás se destaca na abertura de novas empresas em Goiás
Município é o quinto do estado com maior número de negócios em atividade e registrou crescimento em 2023
O estado de Goiás vem registrando um aumento expressivo na abertura de novas empresas nos últimos anos, chegando a liderar o ranking entre as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste em outubro de 2023. Segundo dados da Junta Comercial de Goiás (Juceg), o estado recebeu 2.615 novas empresas no mês de outubro e soma 28.398 negócios abertos de janeiro a outubro deste ano. A expectativa é que Goiás bata seu próprio recorde em dezembro, superando a marca histórica de 33.082 novas constituições empresariais alcançada em 2021.
Entre os municípios goianos que mais se destacam na abertura de novas empresas está Valparaíso de Goiás, que ocupa a quinta posição no ranking estadual, com 24.391 negócios em atividade, ficando atrás de Goiânia (335.788), Aparecida de Goiânia (80.905), Anápolis (64.204) e Rio Verde (34.635), sendo a maior do Entorno. A cidade, que faz parte da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), tem se consolidado como um polo econômico e comercial da região, atraindo investimentos e gerando empregos.
De acordo com o presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira, o cenário é favorável para o empreendedorismo em Goiás, especialmente no fim do ano, quando há um aumento da demanda por produtos e serviços. “Se olharmos pela média, com tranquilidade chegaremos ao recorde porque ultrapassa o número. E ainda temos que considerar que estamos em época de fim de ano, quando as pessoas se encorajam para empreender porque tem 13º salário na praça e compras em alta com as festividades de natal e réveillon. Ou seja, o cenário é super favorável,” diz.
O acumulado de 2023 também traz outros detalhes: dos 28.398 novos negócios abertos em Goiás, 13.050 contam com mulheres no quadro societário e 1.358 possuem capital superior a R$ 500 mil.
Alô Valparaíso/* Com as informações da Juceg/Foto: Alô Valparaíso