WhatsApp não será mais compatível em celulares com Android antigo; Veja lista
O aplicativo de mensagens funcionará somente em sistemas 5.0 (Lollipop) ou posteriores
Os usuários de celulares com o sistema Android 4.1 (Jelly Bean) terão que se despedir do WhatsApp a partir desta terça-feira (24). O aplicativo de mensagens anunciou que não será mais compatível com esta versão do sistema operacional e que os dispositivos móveis que a suportam não conseguirão mais atualizar o app e ele deixará de funcionar.
Segundo o WhatsApp, a decisão faz parte de uma varredura anual que a empresa realiza para verificar os sistemas Android e iOS mais antigos e menos usados. Com isso, a ferramenta pode deixar de receber atualizações de segurança, o que acarreta problemas aos usuários por conta da falta de correção de falhas.
“Aparelhos e softwares estão sempre mudando. Por esse motivo, verificamos regularmente quais sistemas operacionais são compatíveis com o WhatsApp e fazemos as devidas atualizações. Assim como outras empresas de tecnologia, todos os anos, analisamos quais são os aparelhos e softwares mais antigos e com o menor número de usuários para definir aqueles que deixarão de ser compatíveis com o WhatsApp”, informa a companhia em nota.
O comunicado continua dizendo que “é possível que esses aparelhos [com o sistema 4.1] não abranjam as atualizações de segurança mais recentes ou não incluam funcionalidades necessárias para operar o WhatsApp”.
É importante ressaltar que esta mudança não afeta iPhones, da Apple, que suportem o iOS 12 ou superior.
De acordo com o WhatsApp, antes de deixar de oferecer suporte para um sistema operacional, uma notificação é exibida diretamente no aplicativo. Também serão entregues alguns lembretes solicitando que o sistema seja atualizado.
Entre os aparelhos que irão deixar de funcionar o aplicativo de mensagens estão:
- Samsung Galaxy S3 Mini VE;
- Samsung Galaxy Ace;
- Samsung Galaxy A5;
- Samsung Galaxy A7;
- Lenovo Vibe Z2.
A recomendação é que os usuários verifiquem se seus celulares possuem uma versão posterior do sistema operacional ou se há a possibilidade de atualizá-lo. Caso contrário, será necessário trocar de aparelho para continuar usando o WhatsApp.
Alô Valparaíso/* Com as informações da CNN/Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil