A decisão foi tomada após as notícias envolvendo a falta da carne suína na composição do hambúrguer. Na semana passada, Procon-DF proibiu a venda do McPicanha, do McDonald’s
O Procon-DF, órgão de defesa do consumidor do Distrito Federal, decretou, na tarde desta segunda-feira (2/5), a proibição do comércio do Whopper Costela, do Burger King, após indícios de que ele não tem o corte da carne em sua composição.
Segundo o Procon, foi constatado que houve a adição de aromatizante no preparo do hambúrguer, mas não há a presença da carne de costela em si.
Ainda segundo o órgão, a informação sobre a composição do lanche não é clara na publicidade e pode induzir o consumidor ao erro, podendo se caracterizar como publicidade enganosa.
Para Marcelo Nascimento, diretor-geral do Procon, se a informação não está clara para o consumidor ela pode ser considerada uma publicidade enganosa. “Mais uma vez, vemos uma grande rede cometendo infração grave na publicidade de seus produtos. No caso do Burger King, a forma como o nome ‘costela’ é utilizado e como é feita a publicidade do sanduíche levam o consumidor a entender se tratar de sanduíche feito de costela, e não que contém apenas aroma de costela. Se não está claro para o consumidor, é publicidade enganosa”, defendeu.
Com a medida, o Burger King não poderá vender o hambúrguer até a correção da publicidade e pode sobre pena de sanções e multa, além da apreensão dos produtos ou interdição do funcionamento das lojas da rede.
Vale lembrar que o órgão também proibiu a venda do McPicanha, do McDonald’s, na quinta-feira (28/4), após uma denúncia um consumidor “que alegava que o produto anunciado não teria o corte de carne — no caso, picanha —, em sua composição”.
Da Redação Alô com informações de Correio Braziliense